PROJETO NA BIBLIOTECA: LENDAS, CONTOS E DIÁLOGO


Após conversa com a  professora Veridiana Rosa da Escola Estadual de Ensino Médio Anchieta, o Departamento Cultural do CTG, através das coordenadoras Ivanice Pitol e Roci Souto, foi convidado a participar o projeto liderado pela professora para desenvolvimento de atividades na biblioteca da escola. Segundo a professora, estava sendo elaborando um projeto na biblioteca, com o objetivo de desenvolver através de contos, lendas, e da leitura, um ambiente de aprendizagem aos alunos dos anos iniciais da escola. Com esse intuito, foi que ela lembrou de envolver a coordenação cultural do CTG neste projeto, vez que a Entidade é amplamente reconhecida por seu trabalho voltado a preservação e propagação da cultura, artes e esportes nativamente gaúchos.
Pensando nisso, em alusão ao Dia Mundial do Livro (23/04) e o Dia do Chimarrão (24/04), é que no dia 24 de abril de 2018, a 3ª Prenda Mirim da 20ª RT Luiza Strada, o peão Lázaro Kessler juntamente com a Patroa do CTG Ivanice Pitol e a Coordenadora da Artística Roci Pires Souto, trabalharam  sobre a lenda da Erva-Mate. Iniciando com a contação da lenda pela coordenadora Roci, que também explanou sobre os benefícios da erva-mate, na sequência falando também a patroa Ivanice sobre a importância da erva-mate na cultura gaúcha, de quem aprendemos esse hábito de tomar chimarrão, e o grande símbolo que traz o mate da hospitalidade, da reunião de amigos, da boa prosa. Por fim também foi demonstrado como se faz  um chimarrão pelo peão Lazaro e a Prenda Luiza, apresentando diversos tipos de fazer chimarrão, a prenda Luiza declamou uma poesia dedicada a erva-mate.
Logo após essa atividade foi servido chimarrão aos alunos para provarem, e também tomarem, e iniciou uma roda de conversas, em que as crianças tiveram a oportunidade de se expressar como os pais e familiares tomam o chimarrão em casa, ou aguardam visitas com o chimarrão pronto demonstrando a hospitalidade, e como o mate está implícito na cultura do povo gaúcho, mesmo que não seja tradicionalista.
A atividade que foi realizada com os primeiro e segundo anos das séries iniciais da Escola Anchieta e contou com a presença das professoras Veridiana Rosa (coordenadora do projeto), Simone Graupe Maçalai, Carla Obregão Eickhoff e Marli Cardias da Silva. A professora Marli, que já foi patroa do CTG por quatro anos, com seu vasto conhecimento do Tradicionalismo Gaúcho, falou também a importância do Chimarrão e da importância do CTG estar inserido na comunidade.
Ao final da atividade, foi estendido o convite para no próximo dia 22 de maio, o CTG se fazer presente novamente pois se tratará da apresentação da lenda do Negrinho Pastoreio, e brincadeiras lúdicas com o tiro de laço em vaca parada e corrida do pelego.
A patronagem do CTG, através de seu Departamento Cultural, agradece pela lembrança e reconhecimento da escola, e nos convidar para participar e auxiliar na divulgação e propagação da cultura gaúcha através deste projeto.
















Texto: Ivanice Pitol (com adaptações de Douglas Almeida)
Fotos: WhatsApp Gestão de Peões e Prendas do CTG/professora Veridiana Rosa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CTG promove campanha para regularização de Cartões de Identidade Tradicionalista (CIT)

10º Rodeio Crioulo de Chiapetta foi Sucesso!!!