A pilcha para atividades campeiras


Em março aconteceu o maior evento de cunho campeiro, a Festa Campeira do Estado do Rio Grande do Sul – FECARS e através de suas finalidades devemos preservar os costumes, as tradições e o folclore do povo gaúcho, divulgar os hábitos próprios do campeiro rio-grandense, valorizar e demonstrar as habilidades campeiras, protegendo o homem rural e respeitando as características regionais. E nada mais autêntico do que a nossa indumentária. Dessa forma, vamos rever o que diz nossa diretriz sobre a pilcha a ser utilizadas para atividades campeiras:
=> Bombachas: Um dos itens mais importantes de nossa vestimenta, deve ser observado em todas suas características, mas principalmente sua largura. Deve coincidir a largura da perna com a largura da cintura, de tal forma que não seja confundida com uma calça, sendo o modelo ideal cós largo sem alças, dois bolsos na lateral, com punho abotoado no tornozelo, com ou sem favos. Os tecidos devem ser brim (não jeans), sarja (lã), algodão e Oxford. Suas cores devem ser sóbrias ou neutras, tais como marrom, bege, cinza, azul-marinho, verde-escuro, branca, fugindo as cores agressivas.
=> Camisas: Para atividades campeiras é permitido o uso da camisa manga longa ou curta, preferencialmente com os seguintes tecidos: algodão, tricoline, viscose, linho, microfibra (não transparente) e oxford, podendo ser liso ou riscado discreto. Devemos ter atenção especial com as cores, que devem ser sóbrias, claras ou neutras, preferencialmente branca, evitando sempre cores agressivas contrastantes. As camisetas de malha ou camisas de gola polo são exclusivamente para situações informais e não representativas.
=> A faixa é de uso opcional, mas quando usada deve ter de largura de 10 a 12 cm e as cores de forma lisa, vermelha ou preta de for de lã; bege cru se for de algodão.
=> O chapéu deve ser de feltro ou pelo de lebre com abas a partir de 6 cm, sendo a copa de acordo com as características regionais e o barbicacho de couro ou crina, podendo ter algum enfeite de metal e/ou fivela para regulagem.
=> O uso da faca nas provas campeiras é de uso opcional para todas as categorias, mas é vedado para a prova de gineteada e para menores de 15 anos de idade.
=> Os lenços podem ser das cores vermelho branco, azul, verde, amarelo e carijó (nas cores citadas e ainda, marrom e cinza) e independente do nó escolhido o tamanho deve ser 25 centímetros a partir deste. “Devemos, hoje, romper as maneias dos interesses modernistas, prestigiando nossa pilcha, na sua simplicidade e conforto indiscutíveis.”

Por Marco Antônio Souza Saldanha Júnior e Bianca Correia Saldanha - Caderno Piá 21

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CTG promove campanha para regularização de Cartões de Identidade Tradicionalista (CIT)

10º Rodeio Crioulo de Chiapetta foi Sucesso!!!